O que é Redis?
É um banco de dados NoSQL e, em particular, um armazenamento de chave / valor. Ele pode ser usado com qualquer linguagem de programação, porque não é uma tecnologia específica do JavaScript - é escrito em C.
Podemos armazenar valores e associá-los a uma chave e depois recuperá-los.
Uma de suas características especiais é o alto desempenho. O alto desempenho é proporcionado por uma de suas principais características: é um banco de dados in-memory. Os dados são mantidos, armazenados e acessados na memória em vez de serem gravados em um banco de dados.
A maioria dos bancos de dados mantém os dados armazenados em disco e eles otimizam mantendo um conjunto em cache na memória.
O Redis faz o contrário: mantém os dados na memória.
Por padrão, o Redis salva instantâneos do conjunto de dados armazenados em disco e você pode configurar os detalhes de como isso acontece e onde os dados são armazenados.
Redis é uma das minhas ferramentas favoritas devido à sua flexibilidade. Você tem muita liberdade na maneira como armazena e gerencia o armazenamento de dados, e ele pode ser usado de muitas maneiras diferentes, dependendo de suas necessidades.
Isso também ocorre porque é um banco de dados NoSQL, o que significa que é muito flexível em comparação com PostgreSQL ou outro SQL e bancos de dados baseados em esquema.
Muitas vezes é usado como um mecanismo de armazenamento de cache, mas também como um agente de mensagens, uma maneira de se comunicar entre diferentes processos e aplicativos.
Como instalar o Redis?
Você pode baixar a versão mais recente do Redis em https://redis.io/download.
O Redis pode ser instalado em qualquer servidor. Neste caso, iremos instalá-lo localmente para teste.
No macOS, a instalação é mais simples usando o Homebrew. Corre:
brew install redis
Então rode
brew services start redis
para fazer o Redis iniciar automaticamente e reiniciar quando o computador for reiniciado.
Você também pode iniciá-lo manualmente usando:
redis-server /usr/local/etc/redis.conf
No Linux Ubuntu, você precisará executar
sudo apt-get install redis-server
e o Redis estará instalado e funcionando automaticamente.
Depois de iniciado, o Redis escuta na porta 6379.
Em um servidor local, não há problema em mantê-lo funcionando sem uma senha. Mas quando o Redis for exposto à Internet, certifique-se de configurar uma senha no arquivo de configuração redis.conf, cuja localização depende do seu sistema operacional.