Booleanos no Javascript

string-em-javascript-com-aspas-simples-ou-duplas_5b32b84f285d0_bg_dnsgz0

Um valor booleano representa verdade ou falsidade, ativado ou desativado, sim ou não. Existem apenas dois valores possíveis deste tipo. As palavras reservadas verdadeiro e falso avaliam esses dois valores.

Os valores booleanos geralmente são o resultado de comparações feitas em seus programas JavaScript. Por exemplo:

boolean-1 (1)

Este código testa se o valor da variável a é igual ao número 4. Se for, o resultado dessa comparação é o valor booleano verdadeiro. Se a não for igual a 4, o resultado da comparação é falso.

Os valores booleanos são comumente usados em estruturas de controle JavaScript. Por exemplo, a instrução if/else em JavaScript executa uma ação se um valor booleano for true e outra ação se o valor for false. Normalmente, você combina uma comparação que cria um valor booleano diretamente com uma instrução que o utiliza. O resultado é o seguinte:

boolean-2

Este código verifica se a é igual a 4. Em caso afirmativo, ele adiciona 1 a b; caso contrário, adiciona 1 a a.

Qualquer valor JavaScript pode ser convertido em um valor booleano. Os seguintes valores são convertidos em falsos e, portanto, funcionam como falsos:

boolean-3

Todos os outros valores, incluindo todos os objetos (e matrizes) são convertidos e funcionam como true. false, e os seis valores que convertem para ele, às vezes são chamados de valores falsy e todos os outros valores são chamados de truthy. Sempre que o JavaScript espera um valor booleano, um valor falsy funciona como falso e um valor truthy funciona como verdadeiro.

Como exemplo, suponha que a variável o contenha um objeto ou o valor nulo. Você pode testar explicitamente para ver se o não é nulo com uma instrução if como esta:

boolean-4

O operador não igual !== compara o a nulo e avalia como verdadeiro ou falso. Mas você pode omitir a comparação e, em vez disso, confiar no fato de que null é falsy e os objetos são truthy:

boolean-5

No primeiro caso, o corpo do if será executado apenas se o não for nulo. O segundo caso é menos estrito: ele executará o corpo do if somente se o não for falso ou qualquer valor falsy (como null ou undefined). Qual declaração if é apropriada para seu programa realmente depende de quais valores você espera que sejam atribuídos a o. Se você precisa distinguir nulo de 0 e "", você deve usar uma comparação explícita.

Os valores booleanos têm um método toString() que você pode usar para convertê-los em strings “true” ou “false”, mas eles não têm nenhum outro método útil. Apesar da API trivial, existem três operadores booleanos importantes.

O operador && executa a operação booleana AND. Ele é avaliado como um valor verdadeiro se e somente se ambos os operandos forem verdadeiros; caso contrário, avalia um valor falso. O || operador é a operação booleana OR: avalia para um valor verdadeiro se um (ou ambos) de seus operandos for verdadeiro e avalia para um valor falso se ambos os operandos forem falsos. Finalmente, o unário! O operador executa a operação booleana NOT: avalia como verdadeiro se seu operando for falso e como falso se seu operando for verdadeiro. Por exemplo:

boolean-6

Lista de Posts